Minha foto
+55 11 981058611 - lucaspupo@gmail.com : Fotografia e Cinematografia Subaquatica; Projetos Underwater e Equipamentos.

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

5DMII e 7D Monitoradas






Experiencia é algo que se adquiri a algumas penas. Depois de muito estudo taquei a furadeira e providenciei algo que o mercado de filme e eu mesmo estávamos cobrando; monitoração nas caixas estanques das DSLRs Canon 7D e 5DMII. O sofrimento é porque aqui no Brasil tudo é mais complicado. Primeiro a importação do monitor extra subaquático (vindo do Canada) e os adaptadores de conexão. O que lá custa US$ 300 chega aqui por dez vezes mais... e alguns bons meses depois. Além disso, os monitores subaquáticos não são feitos para retransmitir o sinal de entrada de video para uma nova saída, o monitor do diretor, que nesse caso estava na beira da piscina. Foi preciso reprogramar o circuito interno do monitor.

A vantagem é clara; diretor de cena e fotografo olhando realtime a cena acontecer.  É possível ir concertando e afinando o plano milimetricamente. Pra mim, que estou dentro da água, fica a certeza de que trabalho coletivo é responsabilidade dividida. Somente com muito controle a estética publicitaria é alcançada. Fora isso, em toda e qualquer produção, time is money!

Neste projeto de Sedex, da produtora Delibistrot de São Paulo, esse equipamento foi fundamental. O dia começou chuvoso e todo plano de filmagem foi invertido, tudo ficou atrolhado, correria geral! Gracas a experiencia do chefe maquinista, Durval Ricci e a praticidade desse equipamento monitorado, não gastamos mais que meia hora no plano, que comumente daria mais trabalho. Costumo dizer aos produtores, que brincam comigo por não ficar longas horas no set, que a economia na hora de equipe, equipamento, e na dinâmica geral da produção, deveria ser revertida pro meu cache! rsrsrsr

Brincadeiras a parte, fico muito feliz que nestes anos de prestação especializada em cenas de água que fotógrafos, diretores, produtores e produtoras já tem percebido a seriedade da proposta de trabalho da LiquidoPhoto e suas vantagens. Só tenho a agradece a todos e nesse caso específico, mais uma vez DoP André Modugno.