Minha foto
+55 11 981058611 - lucaspupo@gmail.com : Fotografia e Cinematografia Subaquatica; Projetos Underwater e Equipamentos.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Boto Vermelho da Amazonia

A missão não era fácil, e não foi. Produzir algumas imagens, Luciano Candisani cuidando das fotos still e eu das imagens em movimento, com as características deste projeto, foi suado!!! As imagens serão expostas no Pavilhão 4 da Rio+20, (ou ja foram, meados de junho de 2012) retratando os Biomas do Brasil, o projeto é da empresa Natureza em Foco, do competente José Sabino sob auspícios do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, UnB e Finatec.

Ao abrir as primeiras imagens no Photoshop percebi que a calibragem de cor seria crítica. De fato, o que encontramos foi único na minha experiencia profissional. Por conta das características da água do Rio Negro, Amazônia, a coloração absolutamente predominante da água, e consequentemente do assunto fotografado, é o vermelho. Tirando a saturação do vermelho, não sobra magenta e muito pouco do laranja... a imagem vira preto e branca! O amarelo só aparece apontando pro Sol, e mesmo assim some aos 2 metros de profundidade, alias, todo o espectro de Luz desaparece aos 3, 4 metros. Black Total mesmo com o Sol a pino. O curioso é que a água é de certa forma translucida e relativamente clara, dando boa visibilidade na horizontal porem com pouca penetração! Terei que estudar mais sobre este fenômeno. 

Filmar um bicho desse é muito bom! Eu fui abduzido! O bicho sorri e olha pra você, permitindo sua presença. Entravamos na água as 8 da manhã e rapidamente já eram 13 da tarde! Íamos embora já pensando no mergulho da tarde... ficaríamos lá por dias e dias... foram míseros 3! A Amazônia registra agora a maior cheia da historia documentada. São 30 metros acima do nivel normal de água. Sendo assim, isso significa que nós todos, eu, Luciano e os botos estávamos nadando acima das copas das árvores!!!  
                                foto Luciano Candisani