Minha foto
+55 11 981058611 - lucaspupo@gmail.com : Fotografia e Cinematografia Subaquatica; Projetos Underwater e Equipamentos.

terça-feira, 24 de abril de 2012

Panasonic - Sentimental Filmes



Operar a câmera para um diretor de fotografia refinado como o Ruda é muito bom! Ganhar pra aprender é uma delícia!  Poucos são os fotógrafos que sabem iluminar pra água. O cara não teve dúvida, socou um 12k HMI de contra filtrado com difusor; colocou um 6k HMI de lateral; 3 rebatedores de espelho dentro da água, no fundo da piscina e frontal, direcionando do Sol pra atriz; e filmamos a contra luz do Sol.  Genial! Fotografia meticulosa, linda e precisa!!!

O bom filho a casa retorna. Poucos diretores e produtoras ainda trabalham com conceitos precisos de produção. Maurício Guimarães e Luciano Zuffo são velhos amigos e antes disso bons professores.

Entrar num set de filmagem da Sentimental Filmes é sempre agradável. Chego sempre mais cedo só pra dar tempo de trocar ideia com velhos conhecidos. Marcos Araujo, Chico Kfoury, Ruda, Valtinho, Lindolfo, Taff, Cris, Torres, todo mundo, atendimento, técnica e todos os motoras... é sempre um set fluido, administrado meticulosamente por dois dos diretores a quem mais devo respeito.  Claro, sempre ao som de uma bem escolhida musica pelo mestre maestro Guimarães! Luciano Zuffo por sua vez não perde o foco sem mesmo precisar olhar pelo visor, ele enxerga tudo com muita, muita antecedência! É difícil servi-lo, satisfazê-lo, mas quando ele te dá o okey, é porque está bom!  Não existe razoável, os caras criam, antevem, produzem, adaptam e executam. Impecáveis!

Nesse projeto varias coisas foram bacanas. Testei um novo antigo parceiro, mister Jamel, mergulhador experiente, parceiro nas traquitanagens, conhecedor profundo das dinâmicas subaquáticas. Usamos dois narguilés de 20 metros pra ficar na água sem o peso dos cilindros nas costa. Construímos dois dispositivos para a produção de bolhinhas cenográficas, que controladas com cilindros extras, enfeitaram a piscina com rajadas de bolhas. Parte fundamental do trabalho também foi o suporte a atriz, que no caso, era uma mulher gravida de 7 meses. Atenção geral na água! Parte do trabalho, costumo argumentar aos produtores, especialmente na negociação de caches, é garantir a segurança de todos. Não basta montar a caixa estanque, operar e garantir a fotografia subaquática, é preciso ter consciência e atitude em todo o processo. É preciso cair na água e ajudar a maquinaria, a elétrica e a quem mais for "pisar" nesse território liquido!

Rodamos com uma Canon 7D a 60fps, diafragma em torno dos 5.6 (variando por conta do Sol e nuvens) e com shutter a 125 pra cravar um pouco melhor as bolhas que subiam.