Minha foto
+55 11 981058611 - lucaspupo@gmail.com : Fotografia e Cinematografia Subaquatica; Projetos Underwater e Equipamentos.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Sereia Skyy / Black Maria Filmes


o comercial


material bruto sub


Tem trabalho que cai do Céu. Esse foi um deles: Job Skyy. Não só pela necessidade básica de entrar dinheiro mas porque foi meu primeiro contato com a Black Maria Filmes e mais, era a terceira vez que me consultavam para trabalhar com o diretor de fotografia Ricardo Della Rosa. Honra assim não bate duas vezes e eu já estava arriscando a terceira...

Difícil nessas horas é passar orçamento. Um filme delicado pra relação agencia/cliente , complexo de narrativa, produção com viagem, mergulho no mar, filmar de dia pra virar noite, digital pra casar com película, uma sereia vinda direto de Hollywood e por ai foi... Sempre ha aquela dúvida da produção/ direção/ fotografia quanto a casar a 5DMII ou 7D com a vasta latitude da película. Uma tem 6 stops e a outra 11... Confesso que fiquei com medo de ser descartado do projeto por troca de formato, embora eu opere outros equipos. Mandei pra produção alguns takes brutos de outros trabalhos meus para a avaliação, e acho que foi isso que garantiu meu ticket pro projeto. A 5DMII ou mesmo a 7D, bem exposta e bem trabalhada na pós rende muito!

Veio da California, Hannah Fraser, uma modelo-atriz especializada em performance de sereia. Ela mesma confecciona suas diversas caldas feitas de neoprene, lantejoulas e badulaques. A mina pira nessa de sereia desde sempre e agora aos trinta e poucos, nada e mergulha em apneia de forma excepcional. A mina encarna!

A praia escolhida foi Carneiros em Pernambuco. Era pra ficarmos 3 dias mas graças a AmericanAirlines que desviou a bagagem com as caldas da Sereia, fomos obrigados a esperar mais dois dias.... Sol, praia, comida boa e uma equipe gente fina! Aproveitamos o tempo para fazer o que se deve fazer e que nunca se pode por conta de grana e tempo; fizemos inúmeros testes. Mergulhamos na locação, enquadramos, testamos na piscina, trocamos lente, checamos exposição, discutimos planos, planejamos e revimos tudo minuciosamente.

Dirigindo o projeto estava Sergio Cuevas. Havia muito esse nome rondava meu HD encefálico. Diretor experiente, calejado na publicidade. Muitas qualidades tem esse cidadão, como pessoa física e jurídica, mas o mais bacana é que, humildemente, ele cai pra dentro!!! To eu lá carregando as malas; aparece o cara disposto a ajudar. To eu lá trocando uma lente; aparece o cara estendendo a mão com a lente de troca. To eu lá precisando de uma chave de fenda; ta lá o cara já sabendo onde a porra da chave estava na minha mala! Muito chique! O cara é o diretor, tem noção?! Ser verdadeiro, honesto e parceiro com a equipe eleva a dedicação a outro patamar.

Encontrar Ricardo Della Rosa pela frente foi parte dos dividendos recebidos pelo trampo e talvez a maior responsa. Manter o nível alto. Nós não nos conhecíamos e o projeto em questão não foi simples de fotografia. Fora todo o processo ser a 5 metros de profundidade, fotometria e exposição na água derruba muito cavaleiro esperto, ainda mais quando tudo foi filmado de dia pretendendo ser noite. A visualização foi precária, muito highlight em cena junto com sombra, contraste acentuado do contra plange e lavado nos demais planos. Corrente marítima em vazante e visibilidade relativa baixa por conta de muita partícula em suspensão. O Sol pra ajudar sismava em ficar indo e vindo por detrás das nuvens. A fotometria eu só acertei quando ele me orientou dizendo como ele faria em película! Ver que um dos mais respeitados fotógrafos de cinema do país, que nunca te viu mais feio na vida, esta, pelo menos aparentemente, tranquilo ao seu lado...isso paga o ego! Obrigado, um soldado a seu dispor!

Cinco horas filmando a mais 1/2 atmosfera de pressão (5mts), não dói muito, mas ficar cinco horas subindo e descendo constantemente detonou o organismo do menino véio aqui... dormi dois dias; quebrado!

Pra completar, meu cumpadi Daniel Lief, assit. de direção, a quem vejo pouco, queridíssimo, estava presente na trip e fazia aniversario! Festa bem no dia de Iemanjá. Caipirinha de Umbu Caja!

Pimenta, Chile, Fátima, Jair, Zeca, Waltinho, Lisandro, Betinha. Bora trabalhar de novo!




o making of