Minha foto
+55 11 981058611 - lucaspupo@gmail.com : Fotografia e Cinematografia Subaquatica; Projetos Underwater e Equipamentos.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Sabesp - Conspiração Filmes

Filmar para uma companhia de ÁGUA, SABESP é tudo de bom pra quem trabalha com isso!

Minhas cenas foram feitas na piscina e numa caixa d`água (foto abaixo) e por mais estranho que isso possa parecer, a idéia funcionou bem!!!



Criança na água é a velha historia, se prepara pois vc vai ficar submerso muito tempo. Na piscina eu tenho usado um equipamento fantástico que é o mini tanque de ar comprimido, o SPARE AIR . Ele não te dá muita autonomia, não substitui um cilindro e não tem um grip muito adequado, já que é um equipo de salvatagem, mas pode dar um belo apoio.


Filmar em ambiente controlado pode parecer ideal para quem busca transparência da água mas mesmo uma piscina de uma mansão, bem tratada diariamente, requer certos cuidados. Veja a superfície! O dia estava nubladasso e um 18 mil HMI fazia a gentileza de gerar uma boa direção de luz. A maioria dos takes foi contra-plongeé e mesmo se tivessemos céu azul o contraste quebraria a informação de cores. De qualquer maneira era esse mesmo o objetivo traçado pelo chefe (Lito, dir. fotografia), e missão dada, é missão cumprida! E funcionou. O filme ficou lindo! Valeu Conspira!



Neste trabalho eu " fechei" duas caixas estanque, uma pra 7D e outra pra 5D. "Fechar" significa ser o responsável direto pela integridade do equipamento; é quem assina o B.O.! Na 7D foram feitas algumas trocas de lente e consequentemente de PORTs. A troca de ports requer tanta atenção ou mais do que o fechamento inicial. Nessa operação o housing já esta molhado e você já ganhou a confiança de ter submergido uma vez com sucesso... macaco esperto não confia no mesmo galho nem aceita banana de estranho.

Eu mesmo faço a manutenção desmontando e cuidando dos meu equipos; e por é isso que eu não confio em equipamento dos outros; tampouco alugo o meu; e muito menos opero de outros sem conhecer a procedência. Para cada dia de filmagem, outro de manutenção. É isso que garante minha existência! Xiita, caxias, nerd, chato, bitolado e paranoico; é preciso ser assim na manutenção para se divertir na hora do trabalho.

Certos precipícios passam perto e nós as vezes não nos damos conta! Eu trabalho pra que a equipe ache que o trabalho foi moleza, e isso é ótimo, o cliente adora quando tudo dá certo. Mas na maioria das vezes, muitas coisas acontecem nos bastidores. Um simples botão emperrado ou um o`ring dilatado podem custar a reputação de uma vida.

Direção de Cena Paulo Diehl, fotografia Lito, produção Alberto Khoury e montagem de alguém competente que eu não conheço mas que pode mandar o nome que eu ponho aqui!!!

Obrigado Letícia Xavier (coordenadora de produção - SP) pela compreensão, apoio e confiança!