Minha foto
+55 11 981058611 - lucaspupo@gmail.com : Fotografia e Cinematografia Subaquatica; Projetos Underwater e Equipamentos.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

O`Rings e Silicones

O`Ring é um equipamento/accessório absolutamente descartável. Deve ser o item numero 1 a ser substituído após 1, 2 ou 3 trabalhos. No máximo 4 se as condições dos trabalhos anteriores foram excelentes em termos de manutenção! Muitas vezes fotografando em alto mar o equipamento fica exposto tempo, além da conta, antes de encontrar água doce... isso é ruim. Tá na dúvida? Joga fora.

Individualmente custam baratinho em relação ao que esta em jogo, US$ 3.000,00 a US$ 5.000,00, dependendo do set de lente, câmera, cartão e bateria envolvidos na operação. Claro que trocar um O`ring , seja do port ou do housing não é grande despesa, mas trocar todos, os de bateria, vidro de contenção, cilindros, comunicadores...com frequência estipulada pela segurança da operação, ai é claro que vai um dinheiro!




Fissura por pressão; acidental; material mal armazenado.



Craquelado; ressecado; má lubrificação; validade vencida.


Já reparei que cada fabricante recomenda usar seu exclusivo produto para seu exclusivo O`ring. Antes eu achava que era pra vender mais. Mas dispendendo certo tempo e dinheiro, comecei a ver a diferença de qualidades de borrachas com que cada O`ring era fabricado e a variedade de tipos de silicone.

Usou, secou. Tira o pó e passa um pouco do silicone entre os dedos limpos. Não encharque a borracha, somente o suficiente pra cobrir toda a superfície do O`ring. Aproveite essa tarefa para dar uma leve esticada na borracha para testar a elasticidade e verificar possíveis fissuras. Guarde num ziploc com o minimo de ar possível dentro. Não deixe na Luz. Não guarde novos O`rings com usados. Não os guarde sofrendo pressão ou montado no equipamento.

Com esse procedimento 51% dos perigos de um alagamento estão resolvidos.