Minha foto
+55 11 981058611 - lucaspupo@gmail.com : Fotografia e Cinematografia Subaquatica; Projetos Underwater e Equipamentos.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Underwater Speakers

Ainda hoje fico maravilhado quando solto esse equipamento na água!

Parece brincadeira de criança mas é um dos equipamentos mais fundamentais para o sucesso de uma produção. Imagina a equipe toda que esta em baixo da água, cinegrafista, mergulhador de suprimento e atores, tentando adivinhar a hora do "vamos ver!"?!? Como que um diretor comanda o set subaquático? Como que o fotografo sub sabe o momento de RODAR e o de CORTAR!?!? Como que um ator sabe quanto começa a cena?!?!

Um simples comando fora da água pode ser extremamente custosos quando a comunicação esta restrita ao universo líquido. Custoso de penoso, lento e irritante, e custoso de hora extra de equipe, dinheiro mesmo!

Abaixo segue meu kit básico de sobrevivência! Que de básico não tem nada! Microfones wireless; caixa de som ativa externa; entrada de música de marcação (iphone, cd ou outro player qualquer); amplificador de sistema sub; estabilizador de corrente e o mais delicado de tudo, a caixa de som subaquática com seu transformador de impedância.




Essa maravilha funciona a base da PIEZOELETRICIDADE, proporcionando a transmissão de som na água! Obviamente as ondas sonoras propagam melhor no meio aquoso do que no ar, gasoso, e de tão rápido que chegam aos nossos ouvidos não permitem que eles distinguam a direção e distancia da fonte emissora do sinal. Procure no oráculo por Efeito Doppler.



Ouvir um som sob a água é muito bom! Imagina filmar ao som de Bob Marley, Jimi Hendrix, ColdPlay...ou simplesmente a trilha sonora do projeto?! O som ajuda não só o trabalho subaquático a ficar menos desgastante psicológica e fisicamente, como ajuda no sincronismo de cena pro ator, fotografo sub e toda a equipe em terra e na água.