Minha foto
+55 11 981058611 - lucaspupo@gmail.com : Fotografia e Cinematografia Subaquatica; Projetos Underwater e Equipamentos.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Guarana e Sentimental

"Luquinha, como tá seu dia amanha? Otimo, você vai pro Rio salvar uma filmagem sub que deu zica..." Foi assim a conversa com o Filipe da Sentimental Filmes.

Filmar com o Luciano Zuffo e Mauricio Guimaraes na direçao é sempre aprendizado. Pra mim, um privilégio. Produzi muito filme destes cabras casca grossa e os caras são bons como poucos! Agora, assumir a posição de operador de camera subaquática é outra historia. A direçao de fotografia é do Ruda.


video



Dia de Sol, água límpida e lula a dore do final do dia!

Mas o melhor deste trabalho foi checar na pós, com o Eli da Casablanca o material descarregado no PABLO e compara-lo, lado a lado, com o pouco filmado em película no dia da zica...o resultado foi pau a pau! Bem, na verdade não, foi 1 a zero pra 5DMII, já que o material em película foi descartado! "Só cuidado com a latitude" - foi o conselho do colorista.

Uma das vantagens de se filmar com a 5DMII ou 7D na água com uma caixa estanque apropriada ao invéz de um splash bag ou outro housing pra película é justamente o fato de não ser um trambolho! O trambolho acaba com tudo, com toda a diversão, da produtividade ao foco.

Autonomia em cartão, bateria, troca rápida de lentes, tempo de maquinária, visualização, troca de foco, acerto de diafragma e obturador...viiiiichi vai longe...mas isso não quer dizer que seja fácil nem tampouco perigoso de se errar! Existem precauçoes importantíssimas a se tomar. A mídia, o suporte mudou, a habilidade deve ser a mesma!

Minha conta é meio tosca mas é quase isso mesmo; para cada take rodado em película, considerando carregamento de chassi, montagem de lente, posicionamento, apoio de maquinária e açao... roda-se uma cena toda em 5DMII ou 7D.