Minha foto
+55 11 981058611 - lucaspupo@gmail.com : Fotografia e Cinematografia Subaquatica; Projetos Underwater e Equipamentos.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

15mm FishEye e Port Shade

Todo novo projeto deve ser tratado como se fosse o primeiro, pelo menos no que se refere as demandas do próprio trabalho ou da fotografia em si. Conhecer o equipamento e mesmo assim não confiar nele sempre será vital! Marcelo Trota, fotógrafo experiente de longa data não quis muita conversa comigo. Ele, na verdade, queria usar a 7D pra rodar a 60fps, infelizmente na época eu ainda não tinha esse equipo como agora tenho , então rodamos a 30fps na 5DMII e o slow foi dado na pós. Quanto a lente ele já sabia, era a 15mm fisheye Canon, um take rápido e rasteiro, beijo e tchau! E foi assim, a não ser por um detalhe!


Quando um fotografo, cliente ou qualquer um me pede uma lente especifica, eu NUNCA digo que dá! Obvio que a experiência já resumiu muito deste trabalho mas sempre dou o mesmo texto: " Okey, qual lente é (fabricante/modelo) e a qual distancia será o foco? Vou checar na tabela e confirmo se é possível". A tabela a ser seguida é a do fabricante, sempre siga a tabela! O fotografo do filme me pediu a 15 fisheye, eu chequei e confirmei. Era possível com o DOMUS #1 que eu dispunha. Porem a produção do filme e a locadora de lentes bateram cabeça e de última hora ficamos na mão, sem a 15mm Canon! A solução foi recorrer ao que estava disponível. Ronaldo Franco, amigo meu do Role Fotográfico foi quem salvou, ele tinha a 16mm Nikon! Foi essa mesmo mas não foi suave.

A lente apesar de ser um grau mais fechada (o que aparentemente poderia ser uma certeza de encaixe no port), por ser de outro fabricante ( gerando outra forma de construção) e mais um anel adaptador Canon-Nikon pronto, nem tirando o port shade do Domus resolvi a vinhetagem!



Nessas horas conta a sabedoria de quem entende e sabe o destino do trabalho. Um cropzinho na imagem, num take rápido, não iria doer pra ninguém. Hoje em dia eu já possuo um Domus Port de 8'', o que resolveria essa questão, inclusive para lente mais angulares do que a própria 15mm. Veja o material bruto.